BIOGRAFIA

Fundada em 2001 por João Andrade (Vocal/Guitarra/Baixo) e Joabson Silva (Guitarra), a Gandavo é uma banda Rock/Metal Folclórico (Folk Metal) com temáticas históricas que, pacientemente, aguardou por 9 anos para subir pela primeira vez aos palcos.

No ano de 2010, a banda contou com a participação de Rodrigo Driguer na Bateria. Com esta formação tocaram nos eventos "Uma noite no Pátio da Taverna", em abril e "Halloween no Pátio Sonoro" em Outubro, realizados no Espaço Cultural Pátio de São Pedro com o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife.   

Com a saída de Rodrigo Driguer, no final de 2010, a banda caiu em profundo silêncio. Em novembro de 2015, os dois membros fundadores fizeram sua última apresentação juntos no Espaço Orbe-coworking do Recife, Joabson Silva deixou a banda no início do ano seguinte (2016).

Desde então João Andrade tem se dedicado a fazer apresentações solo de voz e violão, produções de estúdio e de conteúdo para internet sob novo viés. Perspectiva esta que em 2017 lhe levou a participar da segunda temporada do programa UFPE Autoral, onde falou sobre a experiência de cantar em português músicas sobre a história de sua cidade, o Recife, Olinda e da cultura Pernambucana.

No tocante ao repertório autoral a grande mudança aconteceu em 2014, quando Andrade abraçou a idéia de cantar a história de Pernambuco. As canções do trabalho "Paladinos da Insurreição Pernambucana - 1645" (2014) têm sido a base das apresentações que o músico Recifense tem realizado em escolas e eventos. O single O Terror Veio do Mar (2017) tem tocado em web-rádios Brasil afora e está disponível no youtube. O single Joaõ Fernandes Vieira Suite (2017) estará disponível nas plataformas digitais a partir de 19 de abril de 2019. quando se comemora o 371 das Batalha dos Guararapes.

Atualmente João Andrade está produzindo o documentário 1630 - A Conquista de Olinda.