5.2.17

Paladinos da Restauração Pernabucana



Mais um ano se passou e nosso trabalho de formiguinha continua firme e forte. Em 2017 lançamos o single João Fernandes Vieira e em 2018 estamos lançando o EP Paladinos da Insurreição Pernambucana de 1645.

Na concepção da capa original se vê os quatros heróis da guerra da Liberdade Divina montados a cavalo galopando em direção à vitória nos Montes Guararapes (1649). À esquerda de que olha está Dom Antonio Phelippe Camarao (homenagem póstuma, pois o indígena faleceu no ano anterior), logo após Henrique Dias – capitão do terço dos Negros – segura as rédeas com a mão direita, pois a esquerda lhe foi cortada próximo à batalha das Tabocas. À sua esquerda Vidal de Negreiros olhando para Joaõ Fernandes Vieira. Todos estão vestidos com trajes e portando insígnias da Ordem de Cristo. No fundo existe uma imagem de Nossa Senhora dos Prazeres santa pela qual Vieira tinha devoção.

As tentativas de representar graficamente a “ideia original” não obtiveram sucesso, assim decidimos fazer uso da imagem original do brasão de Fernandes Vieira, desenhado no século XVII.

O título Paladinos da Insurreição remete aos “Os Doze Pares da França” na batalha de Roncesvalles. Cavaleiros do Imperador Carlos Magno que faziam tudo que seu Senhor lhes ordenasse, sem questionar. Apesar de muitos questionamentos os três paladinos seguiram Vieira até a vitória.

Paladinos da Insurreição Pernambucana de 1645.
(2018 – independente)



Track list:
1. Intro
2. Joaõ Fernandes Vieira
3. André Vidal de Negreiros
4. Henrique Diais
5. Dom Antonio Phelippe Camarao
6. Ode à Σοφία (bônus track)