A historiografia moderna denominou a missiva, entregue em mãos por André Vidal de Negreiros ao Restaurador de Portugal, de Carta de Restauração da Capitania de Pernambuco.
Reza a lenda que o historiador Charles Ralph Boxer (1904-2000) a havia encontrado em um antiquário. A versão mais concreta é que após anos perdida num arquivo português entre um universo de documentos históricos não catalogados, seu descobridor, pouco antes de sua morte decidiu entregar o documento ao Estado de Pernambuco. Na atualidade a Carta encontra-se em um dos cofres de segurança do Centro de História da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
Em 2017, o ato de Vieira e seus camaradas será lembrado através do esforço do músico João Andrade através do lançamento do EP “Paladinos da Insurreição Pernambucana – 1645”. As celebrações terão inicio com a disponibilização do single da música que narra a trajetória do líder da Insurreição e restaurador da Capitania, Joaõ Fernandes Vieira.
A canção apresenta diversos climas, a parte inicial O Açougueiro – Slachters knecht, conta a origem e peleja do emblemático Fernandes Vieira; a segunda parte, Valeroso Castrioto, narra a ascensão do garoto do açougue a posição de um dos mais ricos e influentes homens da capitania; Missiva ao rey narra na íntegra a Carta de Recapitulação; a parte final da canção “Senhor das terras ao norte e além-mar” canta a trajetória de Fernandes Vieira como Governador da Paraíba (1655-57) e Capitão-geral em Angola na África (1658-61) até sua partida em 1681, além de levantar uma curiosidade sobre sua morte.
Joaõ Fernandes Vieira - Gandavo
(2017 - independente)
Track list:
1. O Açougueiro - Slachters knecht
2. Valeroso Castrioto
3. Missiva ao rey
4. Senhor das terras ao norte e além-mar